Fidelização de alunos: 5 táticas para aumentar a retenção

Confira 5 cuidados para garantir que os estudantes continuem em uma instituição, envolvendo desde a qualidade do ensino, o papel dos colaboradores e a forma de se comunicar com os pais

*Artigo produzido pelos parceiros do Peepi.

As instituições de ensino têm um desafio que vai além da prospecção: fidelizar os seus alunos, aumentando a retenção e fazendo com que concluam os cursos.

No meio universitário, já mostramos como as faculdades se tornam um verdadeiro funil, com reduções drásticas entre o número de acadêmicos que inicia e conclui um curso.

Mas a necessidade de fidelizar é uma constante para todos os negócios envolvendo educação, independentemente de seu público.

Marketing Educacional é uma ferramenta muito importante, buscando conquistar e reter alunos, mas é preciso ir além.

A manutenção de um estudante na escola é uma consequência de um trabalho bem desenvolvido em sentido global, passando pela captação, mas fundamentalmente calcado no trabalho desenvolvido dentro da instituição de ensino.

Veja algumas táticas para ter sucesso nessa empreitada:

1. Aposte no bom relacionamento com os professores

Os professores são uma das chaves para o sucesso da retenção.

Um profissional motivado tende a buscar formas diferentes de ensino, que facilitam o aprendizado e tornam a aula interessante e atrativa.

Sabemos que é quase impossível ter a totalidade da aprovação, mas, se os profissionais estiverem satisfeitos, as aulas tendem a fluir de forma mais natural, tornando o ensino mais amigável.

Isso é possível com um bom planejamento, investimento constante em capacitação, controle do número de aulas para cada profissional – dessa forma, haverá um padrão de qualidade elevado nas salas de aula.

2. Valorize os colaboradores

Se os professores são uma das chaves no aspecto educacional, os demais colaboradores são importantes em outros aspectos: a recepção de estudantes e familiares; os aspectos de limpeza; a facilidade de acesso à secretaria; a segurança, entre outros setores.

É fato que a experiência vivida em uma instituição de ensino começa pela sua recepção.

Por isso, é importante que a escola desenvolva um guia de conduta e valorize os seus colaboradores para que estudantes e familiares se sintam acolhidos pela instituição.

Nesse sentido, além de agradecimentos, é possível instituir premiações por desempenho, reconhecimentos pela boa performance da instituição, como o PPR, e o constante esforço em oferecer um ambiente de trabalho agradável.

3. Aposte nas atividades extracurriculares

Independentemente de uma universidade ou uma escola de Ensino Fundamental, as atividades extracurriculares serão consideradas diferenciais.

No caso do ensino voltado a crianças e adolescentes, atividades como teatro, dança, cursos de idiomas, música, entre outros, oferecem momentos de lazer e desenvolvimento pessoal, simplificando o trabalho dos pais com aspectos logísticos e de alimentação.

Para as universidades, palestras, simpósios, apresentações com profissionais de renome – ainda melhor se forem egressos – tendem a apontar um caminho de futuro, fazendo com que sejam muito valorizados pelos acadêmicos.

4. Não esqueça do marketing

Nas dicas anteriores, um dos cuidados é garantir que a abordagem do marketing usada na captação seja, de fato, verdadeira.

No entanto, após garantir as matrículas, continua a ser um aspecto importante e que não pode ser relegado a um segundo plano – é importante que os estudantes e suas famílias continuem a saber o que está sendo feito dentro da instituição.

Nesse sentido, as divulgações, as redes sociais, as newsletters são bons caminhos para comunicar como o trabalho está se desenvolvendo.

5. Invista em Marketing de Defensores

Existe alguém melhor para falar sobre a sua empresa do que os atuais estudantes ou os egressos?

Não.

Por isso, crie uma estratégia focada em marketing de defensores.

Incentive seus alunos a compartilharem suas atividades e tarefas em suas redes sociais – o que automaticamente vai chegar a um perfil de público interessante para a instituição –, sugira a publicação de depoimentos e testemunhos sobre o sucesso dos cursos pelos egressos, fazendo com que os atuais estudantes consigam se identificar com o sucesso deles.

Lembre-se de valorizar os acadêmicos e egressos que integrem essa estratégia, tendo muita atenção ao selecionar as pessoas com perfil de defensor da sua instituição de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =