Por que e como engajar sua instituição de ensino na era digital?

Atualmente, educação e tecnologia andam tão juntos que são praticamente inseparáveis. Apesar disso, muitos gestores e educadores ainda têm bastante dificuldade em atrelar os dois termos.

Isso se deve a uma gama de fatores, como o engessamento do modelo de ensino que não possibilita a dinamização, e a falta de familiaridade com os mais recentes sistemas de informação, que estão constantemente se atualizando.

A era digital exige ambientes e instituições de ensino mais flexíveis, tanto para alunos quanto para gestores. Porém, ao mesmo tempo que isso facilita a administração educacional, vários empecilhos ainda são pedras no sapato de quem coordena uma instituição de ensino.

Confira algumas vantagens e desvantagens da imersão dos alunos e professores na era digital, bem como algumas dicas que podem ajudar no sentido de fazer essa transição do modelo tradicional da melhor maneira possível:


1. Atenção dos alunos

Certamente uma das maiores preocupações de pedagogos e administradores de instituições de ensino com relação à tecnologia é a questão do déficit de atenção que o excesso de exposição a tecnologia pode causar. Essa apreensão é legítima apenas até certo ponto. 

Isso porque a inserção à vida digital já está tão presente em nossas vidas que é quase impossível controlar o acesso e mensurar o grau de atenção apenas através disso. Com o alcance absurdamente facilitado a informações através dos mais diversos meios de comunicação, é apenas certo dizer que o papel do professor em transmitir conhecimento fica mais descentralizado – e por isso, como gestor de uma instituição de ensino, é possível investir num local e ensino mais moderno, tanto com equipamentos quanto com recursos que prendam mais atenção do aluno ao conteúdo.

Ao mesmo tempo, de nada adianta substituir quadros a giz por touchscreen blackboards, ou cadernos por notebooks, se os próprios professores não souberem do potencial dessas tecnologias e como utilizar as ferramentas. Por isso, também é importante investir em orientações e treinamentos adequados para que toda a comunidade possa ser inserida a essas novas tecnologias. 

>> Confira dicas para ajudar a manter a taxa de permanência da sua escola <<

2.Tecnologia a favor da criatividade e da imaginação

É inegável dizer que a tecnologia está substituindo vários processos humanos devido à inteligência artificial ser bem mais precisa do que a humana em certos aspectos. Apesar disso, características humanas como a criatividade e a imaginação seguramente sempre serão insubstituíveis.

Não é à toa que Duncan Wardle, ex-vice presidente da Walt Disney Company, uma vez disse que a verdadeira missão humana está em criar, imaginar e intuir. E, no fundo, criatividade nada mais é do que o dom humano de resolver problemas que antes pareciam sem solução.

Por isso pensar em novas maneiras de adquirir conhecimento em meio a um grande fluxo de informações também é papel de quem administra escolas e demais instituições de ensino nos dias de hoje. Fique sempre atento às novas alternativas de tecnologia no campo da educação para a sua escola!


3. Facilidades na gestão escolar

Para o diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo Americo Mattar, no futuro é possível que “a inteligência artificial vai nos ajudar nas tarefas que tomam tempo e vontade, vai nos liberar para desenvolvermos mais nossa humanidade e para nos concentrarmos nas atividades que geram valor”. 

>> Quer saber qual é o melhor momento para contratar um sistema de gestão para a sua empresa? Clique aqui <<

De fato, quando demandamos às novas tecnologias as tarefas que normalmente gastaríamos muito mais tempo do que o necessário é que finalmente podemos dar atenção para ações mais humanas, como a comunicação, a interação e o desenvolvimento humano.

Por exemplo, ao invés de passar horas e mais horas fazendo a gestão das suas mensalidades em intermináveis planilhas, você pode investir em um sistema de gestão de pagamentos que é capaz de minimizar o tempo para minutos. 

Por isso, que tal simplificar o seu processo de recebimento de mensalidades e deixar mais tempo para que você possa fidelizar novos clientes e fazer a sua instituição de ensino crescer ainda mais?

Venha de PLI! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + seis =