5 dicas para deixar seu cliente mais seguro na hora de efetuar pagamentos automatizados

Uma pesquisa recente realizada pela Experian com 10 mil consumidores de mais de mil empresas em 21 países revelou os principais segmentos que o brasileiro mais confia na hora de fornecer seus dados pessoais.

Em primeiro lugar no ranking estão os bancos e as seguradoras, com cerca de 5 em cada 10 brasileiros (46%). Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, despontam dois setores: os provedores de meios de pagamento (cerca de 25%) e os provedores de tecnologia (10%), indicando, inclusive, uma média relativamente acima da mundial.

Já no quesito de sensação de segurança, enquanto a diferença entre instituições financeiras e meios de pagamentos automatizados ao redor do mundo chega a ser três vezes maior, no Brasil essa distinção é relativamente menor: apenas 2,5 pontos percentuais.

O que isso significa? Isso quer dizer que, mesmo ainda com uma taxa alta de convicção no modelo financeiro mais tradicional, o consumidor no Brasil cada vez mais está passando a acreditar mais em novos modelos de meios de pagamento – mas a barreira da credibilidade continua um desafio a ser travado.

Foi pensando nisso que separamos algumas dicas para você repassar ao seu cliente para que ele se sinta mais seguro na hora de efetuar um pagamento de mensalidade automatizado. Afinal, aumentar a confiabilidade do seu cliente na hora de investir no seu serviço é um grande passo para fidelizá-lo sem que ocorra uma futura inadimplência. Confira:

1. Elabore modelos de demonstração

Quando o cliente é apresentado a um modelo-teste de pagamento por uma pessoa de confiança, mais ele terá confiança de que o modelo de pagamento é realmente seguro. Além disso, é importante expor a eficiência e as vantagens da automatização com relação ao modelo mais usual de embolso. 

A partir do momento que você acompanha o cliente em uma demonstração do pagamento de boleto, certamente ele não apenas vai se sentir mais confiante com o método como também vai estreitar a relação com você. 

  2. Esclareça as regras 

Embora não seja regra, é bastante comum que algumas empresas em geral deixem suas regras de pagamento e de privacidade em letras reduzidas, ou em algum ponto de difícil acesso. 

É fato que na hora de conquistar um cliente a usar o seu serviço, o pagamento costuma não ser uma prioridade. Porém, quando você deixa claras as políticas de pagamento de sua instituição, bem como sobre o armazenamento das informações, você cria uma relação de transparência e privacidade. 

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3. Invista nas avaliações

Ao criar um canal de comunicação – seja no próprio site da sua empresa ou em redes sociais como o Facebook e LinkedIn – para seus clientes exporem suas opiniões e a experiência com o seu serviço, incluindo o pagamento, é possível criar uma espécie de mural para mostrar aos clientes como o recebimento de mensalidades é mais simples do que parece. 

Por isso, incentive que os seus usuários avaliem o serviço da sua empresa, especialmente no pós-venda. Na maioria das vezes, basta uma simples mensagem ou e-mail pedindo encarecidamente para que façam uma avaliação logo após o recebimento de uma mensalidade, por exemplo. 

4. Ofereça suporte em tempo real

Não, o recebimento de mensalidades não envolve apenas o pagamento do cliente em si! Existem várias outras etapas que demandam tempo, e apenas com um trabalho instantâneo, de ajuda e suporte em tempo real, é possível sanar todas as dúvidas dos seus clientes e oferecer a segurança que eles necessitam na hora de investir no seu serviço. 

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Aqui no PLI, por exemplo, fazemos um acompanhamento detalhado do recebimento de mensalidades dos seus clientes – desde o momento de emissão de boletos até quando aquele seu cliente tem uma dúvida que parece impossível de ser resolvida. Isso além de poupar tempo para você, também traz uma sensação de confiança ao cliente com relação a sua empresa!

5. Invista em um sistema seguro!

De nada adianta fazer qualquer um dos passos anteriores se você, enquanto gestor, não investe em um sistema automatizado de recebimento de mensalidades. Aqui no PLI nós temos um histórico de cases importantes que atendemos e que hoje fazem parte do nosso currículo: parceiros como o Sistema FIEP, a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), a Associação Brasileira de Escolas Particulares de Educação Infantil e a Associação Comercial do Paraná. 

Além disso, ainda oferecemos um sistema de suporte para que você possa ter uma experiência completa na automatização das suas mensalidades.

Vamos sentar e conversar para deixar seu sistema de recebimento de mensalidades em dia? 

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