5 situações para evitar no relacionamento com os clientes

Obter confiança no relacionamento com seus clientes é um dos principais objetivos para fazer uma empresa prosperar. Mais do que apenas fazer a prospecção, é importante ter um bom relacionamento com os usuários recorrentes do seu serviço. Isso faz com que os clientes fidelizem ao produto ou serviço que você oferece e mesmo que tragam novas indicações externas. 

Sabendo da importância disso, separamos algumas dicas de ações que podem frustrar o relacionamento com os clientes na sua empresa. Confira:


1. Deixar de lado os perfis de clientes

Independente da sua área, cada vez mais os clientes estão segmentados. Se antes eles eram mais unificados, hoje em dia os perfis dos clientes são os mais diversos. Para o gestor, é essencial estar atento a isso. 

Um exemplo disso são os diferentes canais de SAC que podem ser criados, dependendo do tipo de cliente: há aquele que prefere o bom e velho telefone, enquanto outro que não suporta, prefere os meios digitais, como o Facebook ou mesmo os apps de smartphone. Deixar de oferecer essa multiplicidade de canais de atendimento é um grave erro na gestão de clientes.

2. Ignorar as reclamações

Um fato: ninguém gosta de ouvir críticas. Porém quem tem uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, precisa estar bastante atento às reclamações dos clientes. Ignorar uma queixa de quem consome o seu produto ou serviço pode suceder em uma reputação negativa da sua empresa. Caso o cliente tenha um problema, o seu principal papel enquanto gestor é resolvê-lo. 

Também é importante ressaltar que as reclamações compreendem as das redes sociais, que demandam agilidade nas respostas e bastante cuidado na abordagem. Hoje em dia as redes sociais são um dos meios eficazes de comunicação, portanto é o local onde os clientes se sentem mais à vontade para expor eventuais necessidades e reivindicações. Lembre-se sempre que um cliente com um problema resolvido retorna para a sua empresa e ainda a recomenda para seus conhecidos.

3. Incomodar ao invés de se relacionar

Existe uma tênue linha entre o relacionamento com o cliente e a perturbação entre a empresa e o consumidor. Como num relacionamento pessoal é preciso ter interação de ambas as partes para que dê certo, na relação entre a empresa e o cliente o relacionamento consistente só existe quando os dois sabem interagir entre si. 

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No caso contrário, quando o marketing de relacionamento peca pelo excesso de propagandas ou quando o procedimento de vendas é extremamente burocratizado, isso acaba repelindo os usuários ao invés de aproximá-los. Por isso, processos simples e ágeis são sempre os mais eficazes para manter um bom relacionamento.

4. Ignorar o pós-venda

 Se conquistar o cliente fosse um trabalho único os serviços de marketing e atendimento ao cliente seriam cada vez mais desnecessários. Mesmo após a venda do produto ou serviço da sua empresa, é necessário manter o contato com os clientes para que eles possam voltar. 

>> Entenda melhor como a automatização do recebimento de mensalidades pode ajudar a fidelizar os seus clientes <<

Além disso, ter um feedback da experiência dos usuários é muito importante para melhorar o seu trabalho. Por isso, ignorar os processos pós-venda são um erro muito comum que os gestores cometem no relacionamento com os clientes, e acabam perdendo a oportunidade de melhorar o relacionamento e a qualidade do serviço.

5. Ter falta de atenção 

Esse é um dos maiores inimigos no relacionamento com o cliente: a falta de atenção durante o contato. Seja por um simples erro de digitação ou pelo esquecimento do gestor na hora de enviar a segunda via de uma mensalidade, essas situações acabam passando uma imagem de pouco profissionalismo, manchando a reputação da sua empresa.

Neste sentido, outro erro comum é quando alguma informação acaba sendo informada erroneamente ao longo do atendimento. Além de causar mais prejuízo para o cliente, também causa uma má impressão que pode ser a linha tênue que faltava para um rompimento entre ambas as partes. 

A tecnologia pode agir como uma grande aliada para evitar esse último lapso e melhorar a experiência da sua empresa para o usuário. Modernizar a sua gestão financeira por meio de um sistema automatizado de recebimento de mensalidades já acaba com boa parte dos seus problemas – e ainda garante mais tempo para você investir no crescimento da sua empresa.

O PLI nasceu dessa necessidade: simplificar para poder descomplicar o processo de recebimento de mensalidades e, assim, melhorar o atendimento com o cliente. Vamos conversar mais sobre isso? 

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