Vale mesmo a pena automatizar as cobranças da minha empresa?

Ter um empreendimento próprio pode ser um grande desafio. Não apenas por conta da concorrência, mas também devido às constantes oscilações da economia.

Neste contexto, cuidar da parte administrativa e financeira acaba sendo uma das partes mais difíceis para colocar a sua empresa num patamar de qualidade no mercado.

Clientes entrando em inadimplência é mais comum do que se imagina. Para esses casos, ter controle do dinheiro que entra é mais do que uma necessidade: é essencial para que sua empresa vá para frente e não termine em um ciclo vicioso de altos e baixos no caixa.  

Não é à toa que conciliar as partes administrativa e financeira com a atividade-fim da sua empresa, seja ela de pequeno ou médio porte e independente do seu ramo, acaba sendo o verdadeiro calcanhar de Aquiles dos gestores no contexto econômico atual.

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Por outro lado, existe ainda a questão do relacionamento com os clientes. Quando falamos dessa tênue relação, não estamos nos referindo apenas à cobrança de clientes atrasados, mas também em pontos mais sutis no dia a dia.

É comum imaginar que a automatização do processo de recebimento de mensalidades resolve apenas o lado transacional da coisa – algo como o envio mensal de e-mails com um boleto, e fim.

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Porém, a comunicação entre a empresa e o cliente não acaba por aí. Existem uma série de situações que ocorrem nesse meio tempo com grande potencial de prejudicar o contato com o usuário caso ninguém resolva – e que geram gasto de tempo e dinheiro.

São questões simples, tais quais: “o valor na mensalidade deste mês está errado, como faço para resolver isso?”; “preciso da minha fatura do mês que vem para efetuar o pagamento”; “você poderia me enviar um comprovante de pagamento?; “é possível ter acesso ao meu histórico de pagamentos?”; “não vou poder pagar essa semana, e agora? ou “não encontro a fatura, vocês poderiam me enviar uma segunda via atualizada?”.

Todas essas dúvidas chegam na empresa de maneiras diferentes e desorganizadas, portanto precisam ser resolvidas de maneira individual. Se para apenas um cliente esse processo já é laborioso, imagine para dezenas ou uma centena de usuários?!

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Caso fazer a cobrança de mensalidades na sua empresa esteja sendo cada vez mais uma dor de cabeça, o PLIPAG é uma excelente alternativa. Mais do que uma plataforma simples, moderna e fácil de usar que ajuda a sua empresa com fluxos de recebimento, o PLI também é um dispositivo em que o cliente pode resolver todos esses “pepinos” que acabam aparecendo de uma hora para o outro e que acabam demandando tempo do gestor para resolver.

Com o PLI, você além de organizar de uma vez por todas o seu recebimento de mensalidades – sem aquelas infinitas planilhas, diga-se de passagem – o seu relacionamento com os clientes também melhor. E, vamos combinar, fidelização de clientes é tudo hoje em dia!

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