4 dicas para lidar com mensalidades atrasadas em uma escola

Manter uma qualidade de educação de excelência na sua instituição de ensino é uma preocupação bastante comum dos gestores de escolas. Como esse investimento dos pais ou responsáveis é algo a longo prazo, manter um relacionamento de qualidade na hora de receber mensalidades atrasadas e reverter a inadimplência é uma tarefa bastante sutil e, certamente, complexa.

Por isso, separamos algumas dicas para manter uma relação de confiança com os pais e responsáveis. Confira:


1. Jamais cause constrangimento aos pais ou alunos

Essa é uma regra de ouro. Além de pouco ético, o ato de constranger os alunos cujas as mensalidades estão atrasadas é proibido por lei: no artigo sexto da lei 9.870 consta que o aluno não pode sofrer nenhum tipo de constrangimento para que o pagamento seja efetuado. Portanto, algumas práticas são ilícitas, como reter o aluno de fazer provas ou exigir documentos do estudante.

Sendo assim, é muito interessante que seja planejado um protocolo de recebimento de mensalidades que evite de qualquer maneira que o aluno seja constrangido durante o ato de cobrança de mensalidades.

Afinal, é missão de qualquer instituição escolar que sejam preservados a dignidade e o crescimento acadêmico do aluno, sem deixar com que os pais ou alunos sofram qualquer situação vexatória – o que, inclusive, está no Código do Consumidor.

Por outro lado, é importante deixar claro que as escolas também não estão desamparadas legalmente. Por exemplo, é uma prerrogativa da escola recusar a renovação de matrícula de alunos para o próximo ciclo letivo, caso tenha mensalidades em aberto.

2.    Preserve uma boa comunicação

É muito importante promover espaços de comunicação que não apenas são acessíveis para os pais, como também são eficazes para manter o conhecimento sobre o que acontece na escola. No entanto, de nada adianta disponibilizar um grande número de canais de comunicação sem que eles passem segurança e confiabilidade.

Até porque ninguém gosta de ficar horas em uma ligação telefônica ou atendimento que poderia ser facilmente resolvido em alguns minutos, não é mesmo? Portanto, a palavra chave para se investir na boa comunicação é: agilidade.

Uma outra estratégia que pode ajudar bastante para manter uma proximidade com os pais são os comunicados periódicos, tanto sobre lembretes quanto sobre datas de vencimento.

Powered by Rock Convert

Encaminhar para os familiares e responsáveis notícias regulares sobre as benfeitorias e ações que têm sido promovidas também promove uma maior valorização do trabalho dos gestores e da equipe.  

Usar a tecnologia é outra ótima maneira de aproximar os pais dos acontecimentos na escola. Aplicativos de conversação instantânea, como o WhatsApp, permitem, por exemplo, que dúvidas sejam tiradas e que avisos sejam enviados, aumentando a confiança entre ambas as partes.

3. Ofereça formas facilitadas de pagamento

Muitos alunos permanecem em uma mesma escola por um longo período de tempo, como de 5 a 10 anos. Portanto, manter uma boa relação com os pais e responsáveis também no âmbito financeiro é um investimento a longo prazo para a sua instituição de ensino.

A possibilidade de parcelamento de dívida é um grande trunfo nesse processo, pois muitas vezes o atraso de mensalidades está ligado a um momento específico da vida financeira da família do aluno.

Oferecer descontos, abatimento parcial da dívida ou mesmo parcelamento da dívida com juros mais baixos do que o normal são opções de facilitação de pagamento que acabam sendo benéficas tanto para os pais quanto para a instituição. No entanto, tudo deve ser feito com extrema cautela e perspicácia. Por isso que investir em um setor financeiro bem organizado é muito importante.

4. Invista em um sistema automatizado de geração de mensalidades

Investir em tecnologia é sempre uma mão na roda para quem quer organizar melhor as finanças da sua empresa e diminuir o número de clientes inadimplentes. No caso das mensalidades escolares, não é diferente.

Cada vez mais os gestores de instituições de educação têm investido em sistemas automatizados de cobrança e monitoramento de mensalidade e não é à toa – isso ajuda bastante no controle das finanças e ameniza o monstro da inadimplência que ronda todos os negócios na economia atual.

Que tal investir em um sistema automatizado de cobrança de mensalidades e diminuir o número de mensalidades atrasadas que minam a manutenção de ensino de qualidade da sua escola ou instituição de ensino?

Com o PLI você consegue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 7 =