Manter uma qualidade de educação de excelência na sua instituição de ensino é uma preocupação bastante comum dos gestores de escolas. Como esse investimento dos pais ou responsáveis é algo a longo prazo, manter um relacionamento de qualidade na hora de receber mensalidades atrasadas e reverter a inadimplência é uma tarefa bastante sutil e, certamente, complexa.
Por isso, separamos algumas dicas para manter uma relação de confiança com os pais e responsáveis. Confira:
1. Jamais cause constrangimento aos pais ou alunos
Essa é uma regra de ouro. Além de pouco ético, o ato de constranger os alunos cujas as mensalidades estão atrasadas é proibido por lei: no artigo sexto da lei 9.870 consta que o aluno não pode sofrer nenhum tipo de constrangimento para que o pagamento seja efetuado. Portanto, algumas práticas são ilícitas, como reter o aluno de fazer provas ou exigir documentos do estudante.
Sendo assim, é muito interessante que seja planejado um protocolo de recebimento de mensalidades que evite de qualquer maneira que o aluno seja constrangido durante o ato de cobrança de mensalidades.
Afinal, é missão de qualquer instituição escolar que sejam preservados a dignidade e o crescimento acadêmico do aluno, sem deixar com que os pais ou alunos sofram qualquer situação vexatória – o que, inclusive, está no Código do Consumidor.
Por outro lado, é importante deixar claro que as escolas também não estão desamparadas legalmente. Por exemplo, é uma prerrogativa da escola recusar a renovação de matrícula de alunos para o próximo ciclo letivo, caso tenha mensalidades em aberto.
2. Preserve uma boa comunicação
É muito importante promover espaços de comunicação que não apenas são acessíveis para os pais, como também são eficazes para manter o conhecimento sobre o que acontece na escola. No entanto, de nada adianta disponibilizar um grande número de canais de comunicação sem que eles passem segurança e confiabilidade.
Até porque ninguém gosta de ficar horas em uma ligação telefônica ou atendimento que poderia ser facilmente resolvido em alguns minutos, não é mesmo? Portanto, a palavra chave para se investir na boa comunicação é: agilidade.
Uma outra estratégia que pode ajudar bastante para manter uma proximidade com os pais são os comunicados periódicos, tanto sobre lembretes quanto sobre datas de vencimento.
Encaminhar para os familiares e responsáveis notícias regulares sobre as benfeitorias e ações que têm sido promovidas também promove uma maior valorização do trabalho dos gestores e da equipe.
Usar a tecnologia é outra ótima maneira de aproximar os pais dos acontecimentos na escola. Aplicativos de conversação instantânea, como o WhatsApp, permitem, por exemplo, que dúvidas sejam tiradas e que avisos sejam enviados, aumentando a confiança entre ambas as partes.
3. Ofereça formas facilitadas de pagamento
Muitos alunos permanecem em uma mesma escola por um longo período de tempo, como de 5 a 10 anos. Portanto, manter uma boa relação com os pais e responsáveis também no âmbito financeiro é um investimento a longo prazo para a sua instituição de ensino.
A possibilidade de parcelamento de dívida é um grande trunfo nesse processo, pois muitas vezes o atraso de mensalidades está ligado a um momento específico da vida financeira da família do aluno.
Oferecer descontos, abatimento parcial da dívida ou mesmo parcelamento da dívida com juros mais baixos do que o normal são opções de facilitação de pagamento que acabam sendo benéficas tanto para os pais quanto para a instituição. No entanto, tudo deve ser feito com extrema cautela e perspicácia. Por isso que investir em um setor financeiro bem organizado é muito importante.
4. Invista em um sistema automatizado de geração de mensalidades
Investir em tecnologia é sempre uma mão na roda para quem quer organizar melhor as finanças da sua empresa e diminuir o número de clientes inadimplentes. No caso das mensalidades escolares, não é diferente.
Cada vez mais os gestores de instituições de educação têm investido em sistemas automatizados de cobrança e monitoramento de mensalidade e não é à toa – isso ajuda bastante no controle das finanças e ameniza o monstro da inadimplência que ronda todos os negócios na economia atual.
Que tal investir em um sistema automatizado de cobrança de mensalidades e diminuir o número de mensalidades atrasadas que minam a manutenção de ensino de qualidade da sua escola ou instituição de ensino?
Com o PLI você consegue.