Em quanto tempo minha empresa deve dar lucro?

Nos últimos dez anos, o número de novos empreendedores no Brasil mais do que triplicou, passando de 14,6 para 49,3 milhões de pessoas que investem em uma empresa própria no país. Apesar de estimulante, o fato não necessariamente indica que essas pessoas tenham sucesso na nova empreitada – de acordo com dados do segundo semestre de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 60% das empresas fecharam a porta cinco anos após serem criadas.

Mas, afinal, o que leva um negócio a ter sucesso e quanto tempo é preciso esperar para que o empreendimento dê algum lucro?

Certamente a resposta da primeira pergunta tem a ver com uma boa gestão financeira. Já para a segunda questão, não existe uma solução exata, uma vez que o saldo positivo do caixa de uma empresa não depende apenas de fatores internos, mas também da demanda de mercado.

Um fato é certo: antes de obter lucro, o negócio deve primeiro chegar a um ponto de equilíbrio – ou seja, gerar receita o suficiente para cobrir todas as suas próprias despesas.

Em termos gerais, os especialistas se utilizam de três simples conceitos para o cálculo da previsão de lucro de uma empresa. Nesse artigo, iremos abordar sobre esses termos.

Payback

Uma das alternativas mais comuns para o cálculo de retorno de investimento de uma empresa é o Payback. Nessa metodologia, o investidor tem uma noção do tempo médio de retorno de seu investimento e da despesa que terá de fazer.

Além disso, a partir desses dados, o empreendedor pode considerar os possíveis riscos do plano e o dinheiro necessário para cobrir os gastos iniciais do projeto. Para fazer o cálculo do Payback é preciso analisar o Fluxo de Caixa do negócio, ou seja, o montante disponível na aplicação e na reserva do empreendimento.

Powered by Rock Convert

Do mesmo modo, é também necessário calcular o Investimento Inicial, como a compra de insumos, contratação de funcionários, despesas diárias, etc. A partir desses valores o cálculo para se ter uma média de quanto tempo sua empresa pode dar lucro é simples:

PB (Payback): Investimento Inicial / média mensal do Fluxo de Caixa

Lembrando que o resultado é uma média de meses em que a sua empresa irá garantir algum lucro. Se, por exemplo, o Investimento Inicial de seu negócio tenha sido de R$ 75.000,00, e que o fluxo médio de caixa de seu empreendimento fique em torno de R$ 5.000,00, o Payback será de 15 meses de acordo com o cálculo. A estimativa, no entanto, serve apenas para dar uma noção de quanto tempo a empresa pode ter lucro.

VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno)

O Valor Presente Líquido, ou VPL, é uma técnica de análise de capital que considera o valor do dinheiro no tempo. Nesse tipo de metodologia, os valores do Fluxo de Caixa são descontados – e, por isso, são chamados de taxa de desconto, ou taxa de oportunidade. No cálculo, se o VPL for maior do que zero, o empreendimento terá um retorno maior do que seu Custo de Capital. Caso contrário, significa que é provável que a empresa não vá trazer retorno com relação ao seu Investimento Inicial.

Já a Taxa Interna de Retorno, ou TIR, refere-se ao rendimento proporcionado pelo negócio, seja ele mensal ou anual. A partir desse número, é possível dizer se o negócio tem potencial para dar lucro: se for maior do que o Custo de Capital, o empreendimento está obtendo pelo menos sua taxa de retorno.

Apesar de parecer complexo à primeira vista, ter conhecimento sobre esses termos é importantíssimo para que você possa saber os lucros a médio e longo prazo do seu empreendimento.

Que tal passar menos tempo mexendo em planilhas e mais planilhas com cobrança de mensalidades, e garantir o lucro que sua empresa precisa para decolar?

Venha conhecer o PLI!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =