5 dicas de gestão de mensalidades de empresas do ramo fitness

Atualmente, o Brasil é o segundo país com o maior número de academias no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. De acordo com a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), o mercado fitness consegue movimentar cerca de 1,9% do PIB do país, e coloca o nosso país em 4º lugar no ranking mundial de número de clientes, com mais de 8 milhões de alunos. Não é para qualquer um!

Mesmo diante desse cenário relativamente positivo, abrir e manter um negócio do ramo fitness requer uma excelente gestão financeira. Afinal, esse nicho em específico exige um investimento considerável em equipamentos de qualidade e profissionais capacitados.

Aliás, assim como toda e qualquer empresa, academias também precisam ter o controle do dinheiro que entra em caixa e do que sai. Por isso é tão importante não apenas prospectar novos usuários para a manutenção de toda a estrutura, mas também saber como mantê-los.

Particularmente na área fitness, é preciso tomar cuidado com situações recorrentes que podem minar a administração e manutenção do seu negócio.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas sobre como gerir melhor o pagamento das mensalidades em sua academia ou qualquer outra empresa do ramo. Confira:

1. Tenha um bom controle de seus usuários

O primeiro passo para a boa gestão financeira de qualquer academia é manter seus clientes por perto. Muito além de apenas investir num conjunto de equipamentos de qualidade e em uma equipe preparada, é importante ficar atento mensalmente ao número total de usuários.

A partir desses dados, é possível contabilizar informações essenciais, como o número de cancelamentos de matrículas, a quantidade de novos alunos, o índice de renovações e a taxa de inadimplência de quem frequenta sua academia.

Com base nesse panorama o gestor pode pensar em um planejamento estratégico com definição de metas semestrais e anuais – seja no controle da manutenção do serviço, seja em planos de ação de marketing efetivos.

2. Fique atento à sazonalidade

Diferente de outros empreendimentos, os ganhos mensais de uma academia dependem bastante na sazonalidade – especialmente em locais onde as quatro estações são bem definidas.

Os períodos de maior movimentação de academias geralmente são os meses de calor, quando as pessoas estão mais motivadas para cuidar da saúde e do próprio corpo. Já em estações mais frias, como no inverno, é possível que a quantidade de pessoas caia bruscamente.

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Ter conhecimento desse fato é muito importante, pois você terá perspectiva do fluxo de caixa e poderá fazer um planejamento estratégico para manter um balanço financeiro estável durante o ano todo. Ou mesmo pensar em abrir uma filial do seu negócio no futuro!

3. Reduza a rotatividade de clientes

Outra situação comum na administração de academias é a inadimplência dos clientes e o consequente cancelamento de matrículas. Nessas situações, a melhor ideia para o gestor é planejar ações que possam reduzir a rotatividade.

Seja uma promoção, novas modalidades, condições facilitadas de pagamento para quem é recorrente ou indicação de amigos e parentes. Independente do planejamento escolhido, toda ação é válida para que haja uma fidelização mais ampla dos seus usuários

4. Defina uma mensalidade palpável com a sua realidade

Um erro comum de quem abre uma empresa do ramo fitness é não saber definir o valor de uma mensalidade. Para definir um preço justo tanto para quem vai consumir o serviço quanto para o próprio dono do espaço, é preciso entender qual é o estilo de cliente que você pretende atender.

Todo dado é válido, desde idade e realidade financeira, até objetivos físicos ou onde mora. Com esse perfil criado, é possível calcular com bastante exatidão uma mensalidade que caiba no bolso dos seus usuários e que possa cobrir a manutenção do espaço e da equipe.

5. Invista em sistemas automatizados de cobrança de mensalidades

Mesmo com todo o avanço tecnológico das últimas décadas, são poucas as academias que investiram em sistemas automatizados para o pagamento das mensalidades dos usuários.

Além de evitar que o cliente tenha que trazer sua carteira para o ambiente da academia, com um sistema automatizado você não precisa cobrar as mensalidades de cliente por cliente, e ainda traz mais facilidade para o pagamento dos planos.

Que tal facilitar as cobranças de mensalidades e investir na automatização das mensalidades da sua academia?

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