Como incentivar seus clientes a pagarem em dia

Fazer com que seus clientes paguem em dia não deveria ser uma tarefa tão difícil. Mas para o cliente, pagar atrasado geralmente resulta apenas em uma pequena multa — enquanto para você, significa atrapalhar a saúde financeira do seu negócio. Mas como resolver este problema?

A punição dificilmente é a saída. Para boletos bancários, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) impõe um limite para a cobrança de multas e juros, que é de 2% o valor do boleto — para quem trabalha com valores pequenos, a multa não acaba surtindo o efeito desejado. A solução então é preventiva e deve vir por duas frentes: fazer com que os seus clientes desejem pagar em dia, além de facilitar ao máximo o pagamento.

 

Crie o desejo de pagar em dia

Quais vantagens seu cliente tem se pagar na data certa? Provavelmente nenhuma. Uma solução é criar benefícios que sejam atrativos, como oferecer descontos para quem pagar até a data limite. Estes descontos, claro, precisam estar dentro de um planejamento previamente elaborado.

 

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Outra ideia é oferecer bonificações para quem pagar em dia, seja em forma de descontos futuros ou brindes. Uma pequena recompensa pode ser determinante, principalmente para aqueles clientes que não deixariam de pagar por má fé, mas sim por comodidade.

 

Facilite ao máximo o pagamento

Às vezes seus clientes até querem pagar em dia, mas várias coisas surgem entre este desejo e o pagamento. Uma delas é a perda do boleto bancário. Se você não tem um sistema de automação, o cliente vai precisar entrar em contato com a sua empresa, que em seguida precisará acessar o sistema do banco para emitir uma nova fatura manualmente e aí enviar para o cliente — um processo chato e moroso, que pode até demorar alguns dias.

Ter uma plataforma que permita que o próprio cliente, sem precisar falar com ninguém, emita a segunda via do seu boleto, significa facilitar o pagamento e, portanto, aumentar as suas chances de receber no prazo certo.

 

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Outra coisa que pode surgir entre a emissão do boleto e a data do pagamento é o esquecimento do cliente. Normal! Você com certeza já esqueceu de pagar algum boleto e isso pode acontecer também com seus clientes. Neste ponto, você pode facilitar a vida dele enviando lembretes sobre a data de vencimento — assim seu cliente conseguirá se organizar melhor e, novamente, a probabilidade de você receber aumenta. Se você não quiser se preocupar com essa tarefa, existem sistemas que fazem isso por você.

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