O que donos de escola, agências de publicidade, profissionais liberais e prestadores de serviço têm em comum? Todos já tiveram dificuldades em receber de clientes e controlar a inadimplência.
Se este também é o seu caso, nós vamos dar três dicas para melhorar o processo e receber sem transtornos ou aborrecimentos.
DICA 1: Cadastro atualizado é cliente localizado
Parece simples, mas manter o cadastro atualizado dos clientes requer uma certa proatividade do empreendedor. De tempos em tempos, é importante confirmar se a pessoa responsável pelo pagamento está recebendo a fatura nos meios disponibilizados.
DICA 2 – Cliente avisado é cliente preparado
É incrível a redução na taxa de inadimplência que um simples aviso sobre o vencimento pode ter. Avisar os clientes de que a da data do pagamento está próxima faz com que o pagador prepare suas finanças para quitar a cobrança.
Afinal, quem nunca esqueceu do vencimento de um boleto?
DICA 3 – Pagamento facilitado é pagamento realizado
Vamos imaginar que seu cliente não pagou a fatura por esquecimento (acredite, este é um perfil muito comum) e quer emitir uma segunda via, mas não há uma forma fácil de fazer. Ele tem que entrar em contato com o atendimento da sua empresa, que vai ao sistema do banco para conseguir emitir uma segunda via e, então, enviar para o contato cadastrado, que deve estar ciente… Ufa. Isso não é facilitar a vida do seu cliente.
Por isso, facilitar o pagamento está ligado ao investimento que sua empresa faz em tecnologia e em sistemas que te ajudam nesta gestão, automatizando processos e deixando tudo mais simples – tanto para você, quanto para o seu cliente.
DICA BÔNUS – Tenha o controle!
Ter indicativos da saúde do seu negócio, saber qual a sua taxa de inadimplência, ter o histórico de pagamento dos clientes – podendo até saber se eles abriram a fatura! – são detalhes que certamente irão ajudar não apenas na hora da cobrança, mas também na tomada de decisões estratégicas. Mas isto é assunto para um outro post 😉
Quer mais dicas de como melhorar a saúde do seu negócio e facilitar processos? Continue nos acompanhando.
Sim.pli.fi.ca. Usa o Pli 😉